domingo, março 20, 2016

E as crianças no meio de toda essa briga política?



Tirinha da Mafalda adaptada, a versão original continha a palavra "despotismo", aqui substituída por "ódio"




Inspirada pelo postagem do Blog Mãezíssima, sobre este tema, achei mais que pertinente abordá-lo também! A Grace Barbosa divulgou o depoimento de algumas mães contando sua experiência ao falar sobre política com seus filhos! Vale visitar a página.



"Independente do posicionamento ou partido político, esse é um momento fértil para falar sobre cidadania, liberdade e respeito." - Mãezíssima



Basta um minuto navegando em qualquer rede social para ver as trocas de ofensas e intermináveis discussões políticas. Quando se trata de educação não importa convencer uma criança se o impeachment deve ou não ocorrer, o importante é entender que você tem em mãos o cidadão do futuro, e ele está se espelhando em você . Vamos instruir e preparar nossas crianças para serem adultos íntegros e com discernimento, livres do fanatismo cego e do ódio que nos aliena e nos impede de ouvir um ponto de vista divergente. 


Encarar as divergências e não recuar a cada estranhamento são atitudes enriquecedoras para formar qualquer opinião consciente!     


Esta semana na oficina da Brasilândia me arrisquei em uma atividade nova já que estávamos com poucas crianças. Listei diversas perguntas e criei um debate entre as elas concomitante a uma atividade. O resultado foi incrível! As crianças falaram sobre seus sonhos e com o despojamento de um exercício manual se sentiram livres para se abrir. Quem quiser pode tentar em casa.

A tarefa era simples:
1. apresentei a bandeira do Brasil 
2. imprimi uma versão em papel 


3. eles deveriam cortar, montar, pintar e por último colar em um palito de churrasco. Enquanto isso acontecia, eu fazia as perguntas e a medida que eles respondiam deveriam desenhar na bandeira seus desejos para o país! 
4. sugestões de perguntas:
  • Do que você acha que as pessoas mais precisam? 
  • Se você pudesse tirar um coisa do mundo, o que seria?
  • Como as crianças ajudam/contribuem com a sociedade? o que você pode fazer para ajudar desde já?
  • O que significa guerra para você?
  • Como você acha que vai ser o mundo daqui a cem anos?
  • Se você fosse a pessoa mais poderosa do planeta, o que faria?
  • As pessoas são iguais? Se seu amigo tem um problema, e você esta com outro problema diferente do dele, qual tem que ser resolvido primeiro?
Aproveite o ambiente deste debate para explicar as noções de cidadania, respeito, amizade, direitos e deveres. Relacione os fatos atuais com o cotidiano da criança. E o mais importante: responda as dúvidas e os muitos "porquês" dela com disponibilidade e entrega, os resultados serão duradouros! 

__________________________________________________________
Ei, na minha frente não!

Sei que por vezes é difícil se controlar em calorosas conversas políticas , mas algumas atitudes devem ser evitadas na frente das crianças: 

Lembre-se: crianças são lúdicas. Assim podem entender algumas metáforas de forma literal! Frases como "Podia cair uma bomba na cabeça dela" não são inofensivas no cenário infantil. Por isso evite frases que instigue comportamento violento.
Não use xingamentos ao se referir a pessoas contrárias a sua posição ideológica. No entendimento infantil essa postura ensina que não se deve respeito e não se deve conviver respeitosamente com aqueles que não concordam com você. 


"Esse país não tem mais jeito..." Sai dessa pai! Eu sou o futuro, e quero que tenha confiança e esperança no mundo que vou construir amanhã!!


Espero ter ajudado, deixe sua opinião nos comentários! 
Vou adorar ver sua bandeira! Me manda por e-mail: contato@robertamaria.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!