domingo, abril 25, 2010

Azulejo cor verde escuro código 073013

Memorial Descritivo
Azulejo cor verde escuro código 073013
Instalação













Materiais da obra:
Lama(terra umedecida), grama em placas ou em rolo, madeira MDF
ou placas de fibra de coco (mais ideais).
Dimensões:
A obra deve ser aplicada cobrindo todo o espaço de chão. As dimensões mínimas para a instalação seria de 2m² (o espectador deve ter espaço para entrar na instalação e circular sobre ela), atingindo seu tamanho ideal em uma área de 7m². 
Azulejo cor verde escuro código 073013 é um trabalho inspirado em um trabalho do artista Walter de Mario, em que preenche com terra até a metade um espaço fechado, lá o espectador não entra. Opondo-me a isso, surge este trabalho, onde é possível a participação do espectador, ao entrar na sala e procurar algo na altura dos olhos já se verá sobre a obra. Primeiro estranhamento.  ‘Eu poderia estar pisando nisso?’ O que fazer dentro deste espaço?’ ' De onde vem essa terra?'.
Em uma segunda análise vemos  algo natural (grama e lama) querendo simular algo artificial (azulejo e rejunte), deixando assim de ser natural por não estar em seu local nativo e por receber tratamento humano. Mesmo assim não absorvemos como uma situação ambiente, mas sim como a natureza dentro de um espaço urbano.

O trabalho trás a grama cortada em quadrados de 15cm², sobre a madeira MDF ou a placa de fibra de coco, que também foram cortadas de mesmo tamanho. Juntas formam o que substituiria o azulejo.  Para dar a presença do rejunte, a lama. Em que deve-se colocar maior quantidade de água, para facilitar a aplicação e para obter uma resistência maior ao secar (adquiri uma forma mais condensada e rígida).
Grama e lama formaram um piso cobrindo toda a superfície do espaço, em aparência similar a um piso frio e rejunte. A distancia de um ‘azulejo’ a outro deve ser de 5 cm, que serão preenchidos com a lama.

A grama, foi escolhida pela maciez ,resistência e durabilidade. O espectador poderá interagir da forma que preferir. Deitar, pular, retirar os sapatos...
A instalação não exige profissionais especializados, porém em exposições de longa duração é preferível a utilização da fibra de coco no lugar da madeira MDF, que junto com a grama deverão ser regadas. Possibilitando a grama a fincar suas raízes na fibra e conseqüentemente uma durabilidade muito maior.  A lama entre os quadrados de grama poderá ser aplicada com uma espátula ou pá.

É preferível que o ambiente seja fechado , sem janelas e com a paredes  brancas (uso de tinta látex branca e rolo de pintura) e limpas,principalmente na região inferior que poderá entrar em contato com a lama durante a montagem. A verdadeira sensação de  cubo branco.
A montagem pode ser concluída em um dia, mas é necessário esperar a lama endurecer, o que pode variar de um a dois dias, dependendo da quantidade de água aplicada a terra e ao clima.
O trabalho ficou orçado em aproximadamente R$212,00. Sendo 120 reais de madeira MDF,  55 reais de grama em placas, 20 reais de terra, 13 reais de tinta  e 4 reais para o rolo de tinta.



Situação simulada 
Porque todo artista é retardado! 
P.S.: esse risquinho verde é um grilo que veio junto com a grama!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!