- Land Art, Earthworks ou Earth Art [arte na Terra] é um movimento artístico que emergiu no Estados Unidos no fim da década de 60, princípios da década de 70, em parte como consequência de uma insatisfação crescente em face da deliberada monotonia cultural pelas formas simples do minimalismo, em parte como expressão de um desencanto relativo à sofisticada tecnologia da cultura industrial, bem como ao aumento do interesse às questões ligadas à ecologia. O conceito estabeleceu-se numa exposição organizada na Dwan Gallery, Nova York, em 1968, e na exposição Earth Art, promovida pela Universidade de Cornell, em 1969.
- É um tipo de arte que, por suas características, não é possível expor em museus ou galerias (a não ser por meio de fotografias).
- A paisagem e o trabalho artístico estão inextrincavelmente ligados. As esculturas não são colocadas na paisagem; a paisagem é o principal meio de criação.
- Por vezes os trabalhos são realizados no espaço aberto e em alguns casos bem longe da civilização, onde ficam sujeitos à erosão e condições naturais do clima.
- Muitos dos primeiros trabalhos foram feitos nos desertos do Nevada, New Mexico, Utha e Arizona e eram naturalmente efémeros, pelos que apenas existem registos em vídeo e fotografias.
- Aliás, o aspecto efémero das obras Land Art é uma das suas mais marcadas características.
- A Land Art é uma também uma forma de protesto contra o lado comercial que está associado às obras de arte tradicionais.
- Alguns artistas Land Art contemporâneos:
Robert Smithson:
GLUE POUR |
Jim Denevan:
Betty Beaumont:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE!